segunda-feira, julho 30

O lado positivo

Deve ser tendência do ser humano - ou de algumas pessoas - olhar para a vida e para muitas situações puxando pelo aspecto negativo. E podem ser vários os motivos: porque nos magoam, porque nos mexem nas feridas, porque nos obrigam a olhar para o mais profundo de nós que precisa ser sarado, porque quando estamos de luto parece que nada tem conserto ou solução. O incrível é que, por muito que a vida às vezes doa, cada um desses acontecimentos tem razão de existir e está no lugar certo. Acredito mesmo que só com a dor conseguimos perceber o que está mal e precisa de ser mudado nas nossas vidas. Gostaria de poder dizer que não é preciso sofrer para crescer, mas acho que uma aprendizagem profunda precisa de estudo. E muitas vezes só o conseguimos se formos obrigados a parar e a mergulhar nele.

Pois bem, no rol de situações e vivências das nossas vidas que parecem padronizadas e que nos levam a desmotivar, há que olhar para as situações e para as pessoas que nos disseram/fizeram tudo o que era positivo. Por muitos desencontros, opções erradas e inalteráveis que possam existir, essa marca positiva existiu e ficou nas nossas vidas. Faz parte da nossa história e ninguém pode roubá-la.

Insisto neste ponto porque, em momentos de crise, só conseguimos ver o acumular de asneiras e momentos dolorosos das nossas existências. Mas é preciso agarrarmo-nos aos bons e acreditarmos que, um dia, fomos Sol que raiou e não se deixou tapar por nenhuma nuvem negra.

2 comentários:

paulo rico disse...

Não são algumas nuvens negras que pairaram no nosso caminho que, pelo menos para mim, vão anular os brilhantes raios de sol que me fizeste sentir. Prefiro olhar para o lado positivo com um sorriso por ter acontecido, do que com um semblante carregado por algum dia menos feliz. Como cantam os Ornatos, «lembra-te que há quem viva do teu calor...»

pedro disse...

Nós somos simultaneamente o sol e a nuvem que (n)o(s) oculta. Só depende de nós.