domingo, julho 9

O Segredo é...

... ter a certeza de que se é capaz. Há uns anos, em conversa com uma amiga - a propósito de um tema que agora não interessa nada trazer à baila -, concluiu-se que grande parte do sucesso de algumas pessoas passa muito pela certeza de serem capazes. Volvido todo este tempo, acho que posso comprovar essa teoria. Hoje em dia há coisas que não me aterrorizam porque tenho a certeza que as domino e que consigo aplicar as técnicas necessárias para que tudo dê certo. Noutras matérias, porém, há insegurças que vêm à tona e penso que o grande segredo não é esperar que elas desapareçam. Pelo contrário, é seguir em frente tendo consciência delas. Esse passo em frente na incerteza produz um efeito incrível e muito inesperado. Em matéria que, também agora, não interessa nada trazer à baila, tenho verificado o fantástico que é atrair para a minha vida situações inesperadas que acontecem única e exclusivamente porque não estou a pensar nelas, não estou preocupada e não me aquece nem me arrefece que elas aconteçam ou deixem de acontecer. Se, aliado a isto, juntar o facto de não estar nada procupada em falhar e de ter a certeza daquilo que quero e mereço... pois bem... é ouro sobre azul.

1 comentário:

Anónimo disse...

O segredo é esquecer a técnica e a sabedoria e agir por instinto...

Ao cabo de dez anos de aprendizagem, Zenno achava que já podia ser elevado à categoria de mestre zen. Num dia chuvoso, foi visitar o famoso professor Nan-in.
Ao entrar na casa de Nan-in, este perguntou:
- Você deixou o seu guarda-chuva e os seus sapatos do lado de fora?
- Evidente - respondeu Tenno. - É o que manda a boa educação. Eu agiria desta maneira em qualquer lugar.
- Então diga-me: voce colocou o guarda-chuva do lado direito ou do lado esquerdo dos seus sapatos?
- Não tenho a menor idéia, mestre.
- O zen budismo é a arte da consciencia total do que fazemos - disse Nan-in. - A falta de atenção nos pequenos detalhes pode destruir por completo a vida de um homem. Um pai que sai correndo de casa, nunca pode esquecer um punhal ao alcance do seu filho pequeno. Um samurai que não olha todos os dias a sua espada, terminará encontrando-a enferrujada quando mais precisar dela. Um jovem que esquece de dar flores a sua amada, vai acabar por perde-la.
E Zenno compreendeu que, embora conhecesse bem as técnicas zen do mundo espiritual, havia se esquecido de aplica-las no mundo dos homens.