sábado, maio 6

Os Homens de 30


A crise parece ter-se generalizado no universo masculino. Já se ouvia por aí dizer que os homens de 30 andavam com problemas, mas parece que agora é mesmo garantido. Que o digam os psicólogos que cada vez mais recebem homens desta faixa etária a precisar de ajuda. Não tenho nada contra psicólogos (antes pelo contrário, se isso nos ajudar a conhecermo-nos melhor) e muito menos contra quem procura ajuda de um técnico. Parece-me, até, muito bem que os referidos homens reconheçam que há algo com eles que não bate certo. O pior é que, pelo que se diz, não é assim de tão fácil resolução e pode ter repercussões graves na taxa de natalidade.

Dito por uma especialista na matéria, parece que há cada vez mais tendência para estas "personagens" do sexo masculino terem medo das mulheres e evitarem compromissos. Primeiro que tudo, a causa está numa ausência de padrão de referência do femininio quando eram crianças. A geração das mães dos homens de 30 foi a primeira a confrontar-se com a emancipação da mulher a um nível profundo. Teve de lutar para ser reconhecida, trabalhar arduamente e ir avançando na vida à custa da afirmação profissional (que traz consigo independência pessoal). Resultado: os filhos ficaram relegados para segundo plano, foram criados por amas, irmãos mais velhos ou colocados nos infantários. Ter a imagem de MÃE tornou-se distorcido para estes futuros homens. E, como é natural, todos tememos o que não conhecemos. Não crescendo eles a conhecer as verdadeiras características de uma mãe/mulher, fogem agora das suas potenciais companheiras (que palermas! Dou-lhes o desconto por saber que parte desta tendência é inconsciente e irreflectida).

Pelo caminho vão levando por tabela as mulheres entre os 25 e o 35 anos (mais coisa menos coisa), que se relacionam com homens mais velhos do que elas. Além do mais, estes homens de 30 ou são solteirões, ou vêm cheios de traumas ou, pura e simplesmente, já desistiram de partilhar a sua vida com alguém. Em resumo, torna-se desnecessário lutar por causas perdidas. O carácter das pessoas não muda, nem a personalidade de base. Podem existir alguns ajustes e melhorias, mas nunca mudanças radicais. Desista-se, portanto, de "salvar" estes meninos. Mas também não se pense que se é o "patinho feio" porque ninguém da nossa idade gosta de nós. A solução parece simples: procurar noutro lugar (se bem que estas coisas não se procuram, encontram-se) ou esperar que algum deles acabe a psicoterapia a que se submeteu (para isto é preciso coragem, por isso é uma hipótese de solução bem menos provável). Já agora, para eles fica um recado: as mulheres de 30 (apeteceu-me este número, parece-me uma idade bonita) também têm um passado, também já se magoaram e também criaram vícios ao viverem sozinhas. Não são, portanto, os homens de 30 as vítimas de uma vida inglória e muito injusta no amor. No que toca ao Amor e à Guerra é preciso alistar-se, estar disponível, e depois tentar utilizar as armas que temos ao nosso alcance. Esperam-se, portanto, dias mais prósperos e as rápidas melhoras dos homens de 30.

3 comentários:

Ivo disse...

Epá apareci neste blog por acaso e achei piada ao texto porque de certa maneira me toca porque já vou a caminho dos 33 anos, sou solteiro e não me estou a ver casado no futuro, antigamente não pensava assim sempre julguei que com a idade que tenho até já seria pai. Tens de perceber uma coisa disto de fugir de relações sérias nada tem a haver com o sexo masculino ou feminino, a principal razão é ou porque queremos curtir ou porque ficamos queimados em certas relações e temos medo voltar a sofrer, hoje niguem está para aturar niguem, pouco importa se seja homem ou mulher, sinceramente acho isso triste, vivi no seio de uma familia tradicional, a minha mãe ainda era daquelas á antiga, infelizmente morreu recentemente devido a um cancro e sempre a admirei porque foi uma lutadora apesar de trabalhar nunca deixou os filhos para trás, e queres saber porque é que não me interessa estar com um compromisso sério, porque as mulheres de hoje (não digo que sejam todas mas a maioria) simplesmente porque têm falta de personalidade, são decididas quando querem uma coisa, mas quando lhes incomoda preferem fugir do enfrentar o problema, e o pior de tudo é pode estar o homem certo á frente delas e vão sempre bater com cabeça nos gajos que pouco ou nenhum respeito têm por voçês, é por isso que voçês andam sempre a lamentar que " é dos sacanas que gostamos mais porque nos fazem sofrer", levam a vida como se fosse uma telenovela ou um conto de fadas para não falar tabém que são demasiado materialistas, gabam mais o carro, o trabalho e o estatuto do parceiro que o próprio parceiro, não há homem nenhum que goste disso, e já agora sejam mais sinceras quando tem interesse num homem e não a andar com jogo duplo como hoje parecem estar receptivas, amanhã não lhes apetece ou não interessa, além de tentar monopolizar a vida do homem, desde estar ou não estar com os seus amigos ou familiares ou hobbies, muitas das vezes uma guerrinha por isto dá motivo de o homem ficar a dormir no sofá durante uma semana a um mês porque a maioria de voçês os 50% 50% de uma vida a dois é mais 70% para as mulheres e 30% para os homens, querem salvar-nos, é simples salvem-se primeiro das vossas atitudes em relação a nós e para mais o homem não conquista nada, quem conquista são as mulheres porque a ultima palavra é sempre vossa para as coisas irem para a frente, se passam mal é porque querem e parem de exigir tanto do homem que isso só faz perder a pica por voçês e deixem de ver filmes românticos e telenovelas e casamentos de famosos e principes encantados, isso não passa de uma ilusão, por isso digo outra vez não exijam perfeição onde ela nunca existiu.

Cumprimentos

Ivo disse...

Desculpa as calinadas no texto, simplesmente não perdi tempo a reler antes de publicar o comentário :S

Abraço

Ps: não tenho nada contra as mulheres, foi só um desabafo

vitor disse...

mulher gosta é de vagabundo, eu era um fudido e so queria farrear , minha ex namorada chorava por mim , foi so eu larga a farra e querer ser alguem na vida a desgraçada perdeu o tesao,resumindo hoje estou muito bem financeiramente aos 30 anos e a anta esta pobre gorda com um cachaceiro morando numa favela com um barrigudo e fudido , resumindo voces tem o que me merecem