sábado, maio 13

A Teoria do Espelho

Há coisas e pessoas que me irritam e de que maneira! A tendência mais natural é achar que está tudo errado, que são pessoas estúpidas e sem coração (de outra forma não se davam ao trabalho de magoar os outros com as suas frases mal medidas). Pois tenho dado comigo a atrair gente "estúpida" e a agradecer-lhes sinceramente o facto de terem tropeçado no meu caminho. É que em vez de as julgar e acusar devia, pura e simplesmente, perguntar com humildade: "De que forma esta pessoa/ situação/ atitude me afecta?" E a resposta não é mais do que aquilo que se está a passar comigo em cada momento. Se estivermos equilibrados, aposto em como nem o maior palerma à face da terra nos vai causar transtorno com as suas palavras mal medidas e os seus actos irreflectidos.

Era bom conseguir ter, todos os dias, a humildade necessária para reconhecer que o mal não está nos outros, mas naquilo que eles vêm activar em mim de doloroso. E, já agora, a coragem de perguntar em que medida estou a ser afectada e porquê. Por acaso, acho que até sei a razão. Só não me apetece mexer nela. Hoje não. Quem sabe amanhã ou noutro dia. Mas o mais curioso é que eu também sei que, enquanto não remexer neste lixinho, vão aparecer mais e mais das tais pessoas "estúpidas" que me vão obrigar a parar e a agir. É assim a teoria do espelho...

Sem comentários: