quinta-feira, agosto 24

Pessoas interessantes e o princípio da incerteza

Eu sempre disse que achava que o mundo tinha poucas pessoas interessantes. À medida que vou avançando na idade (não sou velha, nem nada que se pareça, mas já não tenho os sonhos e as ilusões de outros tempos... Tenho outros, talvez piores e mais desconcertantes), consigo aumentar o meu descontentamento em relação às pessoas. Parece que tudo tem padrões e regras para acontecer e para ser aceitável. O que escape a isso é a excepção, o erro, a aberração. Sejam aspectos físicos, atitudes, comportamentos ou tão somente filosofias de vida (daquelas muito próprias que até podem nem interessar para nada, mas são o que nos define e torna especiais e únicos).

Pois eu nunca achei que algum dia ia saber quem sou, o que aqui faço e o que quero para sempre fazer. Viver sempre foi uma aventura diária, muitas vezes tortuosa, mas que me deixou o gostinho especial da incerteza. O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira. Para o bem e para o mal. Então resta aquele friozinho na barriga que nos assola quando temos medo do desconhecido. Esse mesmo frio que nos leva a inovar (ou tentar inovar) sempre e a não baixar os braços perante o que quer que seja (adversidades ou fases prósperas).

O que me irrita é ver que há muita gente a viver o que "é suposto" porque não tem pachorra para inovar, criatividade para ser diferente e, acima de tudo, ousadia para ser aquilo que é.

Apesar de achar que há um mínimo de nós que devemos conhecer (para nos enraizarmos, para sabermos mais ou menos por que caminho seguir, para nos deixarmos levar por este ou pelo outro caminho, etc, etc, etc), gostei de ler esta citação num blogue amigo. Aqui fica. Isto, para mim, é bem capaz de ser a definição que procurava mas que nunca encontrei de "pessoa interessante".

"Don't feel guilty if you don't know what you want to do with your life. The most interesting people I know didn't know at 22 what they wanted to do with their lives,
some of the most interesting 40 year olds I know still don't."

"Everybody's Free (to Wear Sunscreen)"
Mary Schmich
"Chicago Tribune"


O blogue é http://cafedesconcerto.blogspot.com/

Sem comentários: