segunda-feira, abril 24

A Coragem

"A vida encolhe-se ou expande-se na proporção da nossa coragem".
Anaïs Nin


Para muitos, a coragem é a capacidade que algumas pessoas têm de ir além dos seus limites através de feitos grandiosos, como saltar de pára-quedas quando se tem vertigens, atravessar a estrada a correr no meio do trânsito ou atirar-se ao mar para salvar alguém em aflição. Diria que uns destes actos podem ser inconsciência, outros loucura e alguns, sim, a tal coragem. Parece-me que a coragem vai muito mais além daquilo que é visível e que está sujeito à avaliação dos outros.

Mostrar sentimentos pode ser uma acto de coragem numa sociedade orientada para esconder fragilidades. Coragem pode ser olhar para dentro, para o mais profundo de nós mesmos, e reconhecermos que precisamos de ajuda e que temos, por isso, de pedi-la. Coragem é ser o mais honesto possível com aquilo que somos, assumindo que também falhamos, que há coisas que nunca vamos conseguir mudar e com as quais vamos ter de conviver. Acima de tudo, a coragem é conseguir avançar e entrar em territórios desconhecidos para nós, que nos deixam cheios de medo. Imagine-se que se tem um projecto muito criativo para apresentar no emprego, mas um medo horrível de falhar e de ouvir um "não". Coragem é ir além do próprio medo e, mesmo sabendo que se vai ficar muito mal depois de ouvir um "não", avançar-se e arriscar-se. A resposta pode ser "sim". E isso só se sabe tentando, arriscando, tendo coragem...

Apesar de tudo, até me parece que somos corajosos no que respeita aos empregos. Isso vê-se com a competição feroz que existe entre colegas. Já no que respeita aos afectos, os medos erguem-se. Já demos muito, já recebemos outro tanto, já perdemos, já sofremos... De facto, é preciso coragem para continuar sem baixar os braços. Mas com a bagagem que vamos acumulando já devíamos saber que quanto mais arriscarmos a partir daqui, maiores são as probabilidades de ser bem sucedidos. Já tivemos tempo mais do que suficiente para aprender qualquer coisinha e amadurecer, logo, ir fazendo opções cada vez mais conscientes e acertadas.

Sem comentários: