terça-feira, setembro 5

E eles não percebem...

Eles não percebem que quanto mais nos ignoram, mais nos dão espaço para percebermos que, se calhar, eles não nos fazem falta nenhuma porque conseguimos sobreviver muito bem sozinhas.

Eles não percebem que se fizerem um esforço para promover o diálogo e a concórdia ganham pontos e abrem portas para algo maduro, construtivo e muito gratificante.

Eles não percebem que se não forem aumentando o lume e pondo achas na fogueira, depressa o que era quente e interessante se torna morno e muito pouco apetecível.

Eles não percebem que, se deixam tudo ficar morno, morre o desejo e a vontade de ficar.

Eles não percebem que não adianta acusarem-nos e dizerem que não os comprendemos (pelo menos a algumas) quando o que deviam era assumir que também erram e que, se calhar, desta vez são eles que não estão a fazer a coisa certa.

Eles não percebem que bom sexo é sinónimo de intimidade e de uma relação gratificante aos outros níveis, em que se sente desejo e entusiasmo. Morrendo o que está fora, o resto deixa de nos apetecer (depois ofendem-se quando lhes é dito "hoje não, dói-me a cabeça". Isto porque se ferem se lhes for dita a verdade).

Eles não percebem que mulheres inteligentes odeiam desculpas esfarrapadas e abominam que as tentem fazer passar por parvas quando as evidências estão bem ali. Além de não perceberem que mulheres inteligentes já lhes apanharam os truques de argumentação (porque também elas os dominam).

Eles não percebem que tudo é possível de ser feito quando se quer mesmo.

Eles não percebem que as mulheres os tentam perceber, mas que também querem (e merecem, porque é justo) ser compreendidas.

Eles não percebem que às vezes uma mensagem, um telefonema ou um olhar (quando se está perto) faz a diferença e vale mais do que uma fortuna em prendas e recompensas.

Eles não percebem que dizerem que não têm tempo para umas coisas (normalmente nós e as nossas) e conseguirem arranjar tempo para outras (as deles e o que gostam de fazer) é altamente egoísta, ofensivo e muito mau presságio.

Eles não percebem que há alturas em que têm de calar o orgulho, reconhecer que foram uma nulidade e dar a mão à palmatória. A bem da harmonia. Que se saiba, todos os humanos cometem erros. Deviam aprender com eles e mudar. Mas, para isso, é imprescindível que tenham a humildade de os reconhecer.

Eles não percebem nada de sinais. E o pior é que não fazem o mínimo esforço para perceber.

Afinal... o que é que eles percebem? Que são assim, que não querem nem vão mudar, que não gostam de ser pressionados, que eles é que têm a faca e o queijo da mão. De facto, há pessoas para tudo. Mas também há pessoas que dão um murro na mesa e atiram tudo ao chão. Porque se fartaram, porque não sabem mais o que fazer em nome do entendimento e da conciliação, porque se sentem completamente incompreendidas e insatisfeitas.

Sem comentários: