sexta-feira, setembro 1

Para além das aparências

Eu sou das que acredita que existe algo para lá do aqui e do agora. Eu sou das que acredita que temos, dentro, a capacidade de mudança e as armas para combater a adversidade. Eu sou das que acredita que há razões na vida que a própria Razão desconhece e que, por isso mesmo, não devemos ignorar nem resistir ao que sentimos e ao que a nossa consciência nos diz que está a acontecer connosco.

Deepak Chopra tem um livro que eu recomendo (apenas a quem se interessa por perceber o sentido "oculto", profundo da sua vida), chamado "O Livro dos Segredos", em que fala das dimensões ocultas da vida, dos mecanismos inconscientes que ocorrem e que nos pederão ajudar se tomarmos consciência deles.

Um dos segredos defendidos por Chopra é que "Já Somos Aquilo que Procuramos". Eu também acho. Mas, se assim é, qual a razão de teimarmos procurar fora o que, aparentemente, temos dentro? Além disso, se todas as soluções se encontram em nós, por que é que temos crises que não compreendemos e, muitas vezes, sofremos e não nos sentimos bem, mesmo que tenhamos todas as condições para sermos felizes? Chopra diz que esse é o percurso natural de uma caminhada de desenvolvimento pessoal, em que nunca nada é estanque e tudo está em constante evolução e mudança. É como tentar encontrar um local num sítio que desconhecemos. É normal perdermo-nos porque nunca ali estivemos. Sabemos para que zona nos queremos dirigir, mas por vezes temos de parar pelo caminho para ver o mapa ou perguntar a alguém. É o mesmo com as nossas vidas.

Chopra, inclusive, aconselha a que cada um encontre uma testemunha silenciosa, que ajuda a perceber aquilo por que passamos (porque a isso assiste) e não nos julga como acontece com as pessoas que nos são exteriores. Claro está que essa testemunha silenciosa somos nós próprios. Reside no interior de nós. Ele dá, também, sugestões para encontrá-la cá dentro:

1 - Siga o fluxo da consciência.
2 - Não oponha resistência ao que está a acontecer dentro de si.
3 - Abra-se ao desconhecido.
4 - Não censure nem negue o que sente.
5 - Vá para além de si.
6 - Seja autêntico, diga a sua verdade.
7 - Faça do centro o seu lar.

(De referir que, quando ele diz "centro", remete para o que temos cá dentro, o mais genuíno, o mais verdadeiro de nós próprios)

Sem comentários: