quinta-feira, setembro 21

Só por hoje...

"Só por hoje não te aborreças" ou "Só por hoje não te preocupes" são dois dos cinco princípios do Reiki (uma antiga arte de canalização de energia muito em voga no Ocidente como terapia alternativa). Se conseguirmos aplicar isto todos os dias é perfeito porque nunca nos vamos aborrecer ou preocupar. Mesmo que não se consiga aplicar isto sempre, há dias em que vale a pena. Hoje foi o caso.

Imagine-se Lisboa depois das férias. Imagine-se Lisboa em hora de ponta. Imagine-se Lisboa depois das férias, em hora de ponta e num dia de chuva. Imagine-se agora isto tudo e mais uma condicionante: greve do metro. Nem o cidadão mais prevenido consegue inventar estratégias para escapar a tanta adversidade. Acho que foi a primeira vez em que, no meio do caos, consegui aplicar a 100% a grande máxima: "Só por hoje não te aborreças".

Chegar ao metro e bater com o nariz na porta (porque ninguém tinha avisado que havia greve, ou se avisou fê-lo discretamente) é chato. Tentar apanhar um autocarro alternativo esperando numa fila que dá a volta ao quarteirão é tempo perdido. Pegar no carro e pôr-se a caminho revela-se estupidez (isto porque se comprova que já passaram 35 minutos e só se percorreram 200 metros dos 6 quilómetros que faltam para chegar ao destino). Bem... "Só por hoje não me vou aborrecerrrrrrrrrr!!!!!!!!!!", mesmo que devesse estar bem cedo numa reunião. Então, só por hoje vou voltar a estacionar o carro, sentar-me a ler no café - sem me preocupar com aquilo que não posso fazer - até que o metro volte a andar e eu possa ir para o emprego. Resultado: "Só por hoje não me enervei e consegui, antes de muita gente, chegar calma e relaxadamente ao meu local de trabalho, com a leitura em dia e energias para dar e vender".

Acho que há máximas que vou passar a aplicar mais vezes, mesmo que só por hoje...

Sem comentários: