terça-feira, setembro 26

O Sapo Surdo

Hoje enviaram-me uma fábula muito interessante que metaforiza aquilo que os verdadeiros vencedores devem fazer para alcançarem os seus objectivos. Quando falo em vencedores não me refiro a quem, de mão beijada, é colocado no poder nem a quem desempenha cargos de "alto nível". Para mim, os vencedores, são todos os que se incluem no que a seguir vou contar (e que podem passar por nós rotos e descalços em qualquer rua da cidade).

A fábula dos sapos fala de uma corrida de uma centena destes bichinhos até ao cimo de uma torre. Os que assistiam à louca epopeia, gritavam a avisar que eles não iam conseguir. Um a um, os sapos iam caindo antes do topo, sempre perante os gritos loucos e desmotivadores da plateia. Para espanto de todos, um dele subiu, subiu, subiu e alcançou o topo. Era um sapo surdo. Não poderia, de modo algum, ouvir o que lhe diziam e tinha um grande objectivo pela frente: conseguir realizar o seu sonho de chegar ao topo da torre.

A moral desta história, que também vem no documento que me enviaram, é que alguém que quer chegar a alcançar os seus sonhos não deve dar ouvidos à plateia pessimista e chata que constantemente nos rodeia. "Believe in yourself and your dreams will come true!", diz-se no mail ("Acredita em ti e os teus sonhos tornam-se realidade"). Posto isto, não me vou pronunciar muito mais. Apenas remeter para aqui todos aqueles que vivem no pessimismo e que têm o dom de tentar sempre estragar a vida aos outros. Para que conste, eu sou e serei um sapo surdo. Quando chegar ao topo da minha torre eu dou notícias...

6 comentários:

Anónimo disse...

Sou um sapo um pouco surdo no que diz respeito a relações humanas, o que me parece bom. Mas no que diz respeito a tudo o resto... cuidado com os surdos! o que penso é que não se pode ser totalmente surdo... porque pode estar alguém no meio da multidão a avisar-nos: olha o buraco! olha o buraco! e nós PIMBA... de cabeça! surdo, sim! mas não tanto! Temos de ter o bom senso de filtrar o conteúdo do que nos dizem, porque por um lado pode ser bom bater com a cabeça para aprender, por outro... podemos rachar a cabeça para além de qualquer recuperação. Enfim... ouve aquilo que têm pra te dizer, mas escolhe tu aquilo que queres fazer.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
blackpanther disse...

O surdo aqui é mesmo perante as pessoas pessimistas e derrotistas que temos em volta. Além de que às vezes é preciso cair no buraco para sair de lá com mais uma aprendizagem. Se eu cair no buraco por ter seguido os sonhos, levanto-me zangada só comigo; se eu não cair no buraco e não tiver vivido porque ouvi os outros e tive medo... não vou conseguir conviver comigo. Venha o diabo e escolha... ;)

blackpanther disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

concordo contigo black panther...
a surdez ajuda bastante hoje em dia...quanto mais ouves mais te afastas ti.

gosto da maneira como escreves e dos temas q abordas...acho q o fazes duma forma mto construtiva e saudável...

Unknown disse...

Realmente, existem muitas pessoas que focam sempre nas circunstâncias adversas, nuncam conseguem enxergar o lado positivo, o qual, com perseverança, deixa entrever a vitória.Graças a Deus sou positiva e acredito nos meus e nos sonhos daqueles que ousam sonhar.Vá em frente, você chegará à sua torre!Iris