segunda-feira, outubro 2

A Senhora da Água

Sendo uma apaixonada por tudo o que "está para além de...", depois de "O Sexto Sentido", "Sinais" e "A Vila", não podia deixar de ver o filme "A Senhora da Água", de M. Night Shyamalan. O tipo é giro que se farta e aparece neste filme da forma como nunca o fez nos outros. Não considero que este seja um dos seus melhores trabalhos, mas acaba por ser uma forma "light" de fazer passar a mensagem mais mística de que nada acontece por acaso e de que cada pessoa tem a capacidade de afectar outra e o que está à sua volta.

"A moral da história é que toda a gente em cada janela de cada casa tem o potencial de fazer algo que vai afectar os outros, e temos que acreditar nisso. Temos que abraçar esta filosofia de elo-numa-cadeia", diz Shyamalan numa entrevista.

Não gostei do monstro - que estava mal feito e pouco credível - e se a intenção era colocar ali teorias do desenvolvimento pessoal e da origem do que nos acontece na vida, Shyamalan fê-lo de forma simples e muito básica. Mas que me parece a adequada a chegar a quem não acredita em nada. Mesmo assim, para que não se ache o filme uma grande "palhaçada", é preciso pôr a descrença de parte e abrir ligeiramente as portas à fé e ao "tudo é possível". Há, ainda, espaço para o humor e para momentos de descontracção, que ajudam a tornar o filme algo a ver.

Eu gostei, mas não supera a inteligência e subtileza de "O Sexto Sentido".

1 comentário:

Anónimo disse...

Benne,

ainda não vi o filme, mas acho que o Shyamalan tem perdido fulgor de filme... o 6º Sentido para mim continua a ser o melhor filme dele e nem o trailler que já visualizei deste última me chama por aí além... mas pronto, devia vê-lo para o poder criticar decentemente!

Beijos!